Moda News

Como, onde e por que surgiram os acessórios?

Silvia Cioffi
Escrito por Silvia Cioffi

Oi girls, tudo bem?!

Escolhi compartilhar com vocês um pouco da tradição que envolve os acessórios porque acredito que, atualmente buscamos mais emoção, prazer, qualidade e referências. Queremos saber a história do produto, como ele foi confeccionado e quais as inspirações. Estamos consumindo conteúdo!

Slide03

TUDO COMEÇOU….

Na verdade, não é possível dizer com toda a certeza quando se iniciou a História da Joalheria, mas vocês vão perceber que desde que o Mundo é Mundo, os adornos sempre foram uma forma de EXPRESSÃO e DESTAQUE!

No PALEOLÍTICO: pedras, conchas e outros materiais eram usados como talismãs e símbolos de status e poder.

 

*Curiosidade: O colar mais antigo do Mundo foi feito com fragmentos de vulcão e na época era artigo de LUXO por ser tão raro!

Slide02

No EGITO: eles eram tão fascinados pelo brilho do ouro, que começaram a explorá-lo criando joias incríveis (são as minhas preferidas!!) que até hoje são referência para ornamentos de Carnaval e todos os tipos de acessórios em geral.

 Slide04

Na mesma época, no ORIENTE MÉDIO, o ouro se tornou escasso, e por isso desenvolveu-se uma nova técnica para dar mais EFEITO nas peças usando uma quantidade menor de ouro, a FILIGRANA( que eu amo!).

 Slide05

 

Enquanto isso, os GREGOS mesclavam a delicadeza do seu estilo com detalhes orientais, modelavam rostos, flores , folhas e símbolos animais em ouro, prata e marfim.

 Slide07

Nas AMÉRICAS, os acessórios não eram feitos só de ouro, prata, cobre ou platina, e sim com combinações entre eles. Isso porque a pureza de certos metais era permitida apenas para a alta cúpula da sociedade.Slide10

Na IDADE MÉDIA, a Igreja tinha poder ilimitado e os ourives combinavam formas de arabescos em filigrana de ouro, diamantes, esmeraldas, pérolas, rubis, safiras, turquesas e topázios. Ostentação pura!

Slide11

O Estilo BARROCO foi marcado por linhas curvas e temas da natureza e muitos laços.

 Slide13

O ART NOUVEAU reinterpreta a natureza em formas delicadas e flores estilizadas .

Slide14

Slide12

O ART DECÒ evidencia as formas geométricas como principal característica dos acessórios.

Slide15

Logo em seguida, veio a nossa inspiração master, Coco Chanel, com a “Bijuterie Fantasie”, que eu falei na materia anterior (http://50.116.87.93/~fuceiachei//coco-chanel-uma-mulher-e-a-sua-tendencia-atemporal/), evidenciando materiais não preciosos.

Era um período em que as mulheres tinham um novo papel social e por isso a necessidade de se criar uma linha de joias mais acessível e versátil.

As atrizes de Holywood que ditavam a moda nessa época, contribuíram muito com esse “novo conceito de acessório “. Aderindo a essa mistura de materiais sintéticos na joalheria, deram o start para esse novo padrão de consumo.

Slide16 

 Slide12

Nos anos 70 e 80, houve uma grande reviravolta nos padrões da moda com o movimento punk, a tendência era usar peças feitas com correntes de bicicletas, cruzes, caveiras e alfinetes. Era uma moda mais EXAGERADA.

Slide17

E como tudo muda…..Nos ANOS 90, o minimalismo retorna e as influências mais clean predominam. O ouro branco e os brilhantes dominam as peças deixando tudo mais neutro.

Slide18

E HOJE com essa globalização cada vez mais “maluca”, as nossas referências chegam por todos os meios. Somos influenciados por diversas culturas e temos a liberdade de criar estilos cada vez mais pessoais…. Esse excesso de informação nos desperta uma nova ótica para o consumo, estamos ”passando da fase” de somente comprar produtos.

Espero que tenham gostado dessa matéria, ela trouxe uma proposta diferente com menos #dicas e mais conteúdo, isso para vocês fazerem escolhas cada vez melhores!

Slide19

Compartilhem comigo as opiniões, dicas e dúvidas, ok?!

Obrigada.

Um beijo.

Silvia Cioffi

 

Comments

comments

Sobre a autora

Silvia Cioffi

Silvia Cioffi

Formada em design de jóias e especializada em planejamento e desenvolvimento de coleções. Atuou em marcas conceituadas como estilista e hoje é Consultora de Fashion Jewelry.

Deixe um comentário