Moda

Os 13 Mandamentos do Terno

Thiago Lourenço
Escrito por Thiago Lourenço

Olá,

 

Todos os homens devem saber como vestir um terno (ou costume) de forma elegante, pois mesmo que não seja a roupa do seu dia a dia, com certeza será em grandes ocasiões.

 

Por conta disso, resolvi falar sobre os Mandamentos do Terno. Sim, os mandamentos do Terno existem e eu falarei sobre eles!

 

Tenha sempre em mente essas regras, seja você um homem moderno ou uma mulher, que ajuda o homem a se vestir melhor, deixe transparecer o seu estilo e não pague mico na hora da escolha! Vamos lá:

 

1 – Um terno bem cortado é primordial para a elegância. Não há nada pior do que um terno que não tenha as suas medidas, portanto, sempre o ajuste para que fique acinturado e de acordo com o seu corpo. Lembre-se que o caimento dos ombros não é ajustável, portanto eles devem estar adequados.

terno_slim

 

2 – Muito cuidado com as padronagens. Para que você tenha ternos com padronagens distintas, você deve ter primeiramente ternos lisos, que não deixarão você passar a impressão de ter apenas um terno. A padronagem é muito bem vinda, mas sempre depois dos essenciais (azul marinho ou cinza médio/escuro). Aqui vale a pena destacar que com o nosso clima tropical, o terno preto deve ser evitado, ainda mais quando seu uso é diurno.

 

look_masculino_cinza

3 – Os bolsos externos do paletó não devem ser utilizados. Nem pense em guardar o celular, a carteira ou outros objetos. Eles vem normalmente costurados e é assim que devem permanecer!

 

4 – Quando estiver de pé o paletó deve estar abotoado e ao sentar-se, desabotoe o botão.

 

5 – Jamais abotoe o último botão do paletó. Ele deve sempre estar desabotoado.

 

6 – Combine seu terno com um belo relógio. Essa é uma das marcas essenciais do Homem Moderno e você não pode a deixar passar sem o seu toque.

 

7 – Deixe suas calças na altura da cintura. Isso demarcará corretamente o seu corpo.

R3Z_2

 

8 – Abuse das lapelas estreitas. Elas estão em alta e o deixará com um status de moderno e antenado. Igualmente o terno de um ou dois botões – evite o de três.

lapela

 

 

9 – Nunca combine as estampas do lenço de bolso com a gravata. Eles devem ornar e não ser a cópia um do outro nas estampas ou cores. Da mesma forma que o cinto deve ornar e não ser obrigatoriamente da cor de seus sapatos.

cintos e sapatos

 

10 – A sua gravata deve atingir o cós das suas calças ou o cinto, sendo, sendo permitido até quatro centímetros mais curta.

R3Z_1

 

11 – A manga da camisa deve ser exposta. Por isso, deixe a sua manga visível de um até três centímetros. Isso deixará o seu visual moderno e harmonioso.

James-Bond-Costume

 

 

12 – Diferentemente da manga da camisa, as suas pernas nunca devem ficar expostas. Dito isto, tenha certeza de que as meias sejam longas o suficiente para cobri-las quando estiver sentado.

meias

 

13 – A barra da sua calça deve encostar levemente o topo do seu sapato. Para os mais arrojados é permitido ter barras ainda mais curtas, valorizando o sapato e as meias.

 

Seguindo esses mandamentos você será sinônimo de elegância, requinte e sofisticação, sem cometer gafes que são muito comuns em nosso dia a dia.

 

Aguardo vocês na próxima semana! Até mais,

 

Thiago Lourenço

 

@thiagolourenco

Comments

comments

Sobre a autora

Thiago Lourenço

Thiago Lourenço

Thiago Lourenço é Advogado por formação, Personal Sylist e Fashion Consultant. Antenado com as últimas tendências, passa seus conselhos de forma fácil, sendo o melhor conselheiro dos seus leitores.

Deixe um comentário