Decoração

A IMPORTÂNCIA DA HARMONIA NO DESIGN DE INTERIORES

Adriana Naccarato
Escrito por Adriana Naccarato

A IMPORTÂNCIA DA HARMONIA NO DESIGN DE INTERIORES

Como tudo no mundo da moda e decoração, as tendências vêm e vão, independente do segmento. No entanto, os princípios não mudam. Assim, você pode e deve ter suas preferências e seu estilo de personalidade, mas seguir alguns pilares básicos são fundamentais para que tenha e

quilíbrio e simetria no que quer que esteja planejando.

Às vezes, parece muito simples…como um arranjo de flores para alegrar a casa. Mas até nisso, há um certo cuidado. Para onde é esse arranjo? Qual canto da casa? Ficará em cima do que? O que gostaria ou o que sente quando pensa em colocá-lo na sua casa? Essas, entre outras perguntas devem ser feitas para que tenha harmonia com todo o resto do lar.

Assim, deve-se ter uma coesão entre os elementos, isto é, a incorporação de harmonia e unidade. Mas em que consiste cada? A primeira é o senso de todos os elementos, que devem se encaixar, se falarem. A segunda, refere-se a repetições de um mesmo elemento, ou seja, cores, formas, texturas.

Para os ajudar ainda mais, aqui vão alguns princípios importantes que se forem seguidos, garanto que o equilíbrio estará presente no ambiente que escolherem. Dentre eles, estão:

  • Equilíbrio: É o que mantém a harmonia. Um espaço balanceado dá sensação de algo concluído, de descanso;
  • Ritmo: Este é criado através de sequências de formas, cores ou texturas. É a facilidade com que os nossos olhos passam de um elemento para o outro.
  • Proporção/escala: Refere-se a objetos ou elementos que sejam proporcionais ao espaço.
  • Harmonia: É o conjunto de ideias associadas, devem estar relacionadas entre si.
  • Simplicidade/complexidade: É o modo de distribuição dos elementos.

Claro que existem muitos outros, mas estes já são uma ótima referência.

Para quem é de São Paulo/SP, há uma floricultura ótima, chama “Lá do Jardim” (@ladojardim). Os arranjos são lindos, as flores duram e o mais legal é que, além de fazerem entrega, caso  tenha dúvida do que colocar em cada cômodo, pode mandar um vídeo ou foto que eles te auxiliam!

Espero que tenham gostado das dicas!!

Comments

comments

Sobre a autora

Adriana Naccarato

Adriana Naccarato

Apresentadora, consultora de moda, influencer, empresária! Essas são algumas das faces da Adriana Naccarato, formada em Jornalismo desenvolveu seu próprio método de comunicação e, de forma leve e bem humorada, trabalha as informações do mercado abordando temas de moda, tendências, lifestyle aproximando seu público com conteúdo e experiências vivenciadas no cotidiano social.

Deixe um comentário